Para facilitar ainda mais a utilização do Registro Digital, a partir de agora o sistema da Jucemg permite a assinatura dos processos eletrônicos por meio do Certificado A-1. O certificado e-CPF A1 tem validade de 12 meses sendo armazenado diretamente no computador ou no dispositivo móvel e não depende de cartões ou tokens para seu uso. Por se tratar de certificado ICP-Brasil, permite também sua identificação e autenticação no mundo digital com segurança.

Fonte: https://www.jucemg.mg.gov.br/ibr/noticias+informa300419-1043

RISCOS DO CERTIFICADO A1

O certificado A1 pode ser instalado em diversos computadores e, uma vez implantado, pode ser utilizado por qualquer pessoa naquele dispositivo, já que não há a necessidade de digitar a senha a cada operação (dependendo da instalação). Isso pode acabar comprometendo a segurança dos dados, como por exemplo numa futura alteração contratual no site da JUCEMG, onde uma pessoa má intencionada poderia assinar em nome de outra pessoa.

Já certificado digital A3, apesar de correr alguns riscos, como perda, extravio, avarias e desastres naturais, por se tratar de um dispositivo móvel, não tem o risco de ser indevidamente utilizado, pois exige a digitação da senha em todas as transações que forem realizadas (o cartão ou token tem que estar plugado no PC). Além disso, se a senha for digitada erroneamente por vezes consecutivas, o equipamento é imediatamente bloqueado, o que reforça ainda mais a sua segurança.

Orientamos as empresas que analisem o uso correto da certificação digital e definam regras e boas práticas para a utilização do certificado. É muito importante controlar o uso indevido, inclusive por pessoas aparentemente autorizadas, como funcionários, etc.

eCNPJ / eCPF

Emissão de certificados digitais eCNPJ e eCPF com duração de 1, 2 e 3 anos, nas mídias A3 Token, A3 Cartão e A1.

Entre em contato com nossa área comercial:

 

+55 (31) 3224-2039

certificadodigitalinfofisco.com.br

Informação sobre Lei Geral de Proteção de Dados